segunda-feira, 8 de setembro de 2008

CUn aprova recadastro da FEESC

Após uma série de reuniões em que foi discutida a atual situação das fundações de apoio à universidade, o Conselho Universitário aprovou na última sessão o recadastramento da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina por 26 votos favoráveis e 6 contra.

A FEESC esteve sob intervenção do Ministério Público durante o ano de 2007 e início de 2008 para apurar uma série de irregularidades que vinham ocorrendo dentro dessa fundação. Dentre as irregularidades que foram apontadas constavam: a contratação irregular de funcionários, dívidas com o INSS, contratação de serviços de empresas cuja sede era inexistente (empresas "fantasmas"), contratação de serviço de empresas vinculadas a professore da UFSC e funcionários da fundação, acúmulo de funções administrativas na UFSC e na FEESC (o presidente da FEESC era o diretor do CTC), dentre outras.

Após encerrar a intervenção, o MP encaminhou para a justiça criminal a apuração dos responsáveis pelas irregularidades. Até o momento, nenhum responsável pela fundação foi condenado. As contas da FEESC referentes aos anos de 2005-2006-2007 também não foram aprovadas ainda pelo MP.

Nesse período, a FEESC elegeu nova diretoria e elaborou novo estatuto (cujo qual ainda não foi aprovado pelo CUn).

Foi nessa condição que o pedido de recadastramento da FEESC chegou ao Conselho Universitário.

A representação discente se manifestou contrária ao recadastro por entender que não havia nenhuma garantia de que as irregularidades haviam sido sanadas, e tampouco tínhamos clareza da atual situação financeira da FEESC.

Particularmente, votei contra também porque acredito que as fundações de apoio cumprem um papel bastante nefasto dentro da universidade, aproveitando-se de verbas públicas para favorecer entidades privadas e pessoas ligadas a essas entidades. Além disso, quase todas as irregularidades existentes dentro da universidade (cobrança de mensalidade para cursos de especialização, contratação de "bolsistas" para substituir funcionários, etc) só ocorrem por intermédio dessas fundações.

Eduardo Perondi - representante discente no CUn

2 comentários:

Forrest disse...

Caro Eduardo,


Achei muito interessante a iniciativa de postar sobre o que está acontecendo no CUn. Realmente a comunidade acadêmica precisa saber os detalhes e os temas que estão sendo votados.
Gostaría de pedir, se possível, que vocês postassem um link para a comunidade baixar o novo estatuto da FEESC (que ainda não foi aprovado).

Um grande abraço
Forrest

Eduardo Perondi disse...

forrest,
não tivemos acesso ao novo estatuto da FEESC. O que está no site da fundação acho que é o antigo...
abç